domingo, 25 de março de 2012

Fechando (?) Amargo Vermelho

A boneca Amiguinha. Os tios italianos. A merendeira. O sonho que se queria ter. O hoje e o ontem. Os pesadelos. O bolo da avó. Quem é essa menina? Quem foi essa menina? Quem é essa mulher?

A partir da leitura de Bartolomeu, vamos recortando pedaços de memórias. E registrando. Deu certo nosso primeiro encontro de escrita: não sei escrever, não gosto de escrever, não escrevo, pra que escrever? Pois todo mundo sentou, todo mundo escreveu, todo mundo leu. Escreveu não leu, o pau comeu... Eu achei gostoso demais esse encontro, encontro amoroso: porque a escrita, assim como a leitura, aproxima as pessoas.

Nesse mundo tão disperso, em que a gente não para pra nada, poder parar um pouco e pensar na gente, é bom, não é?

Bem, nesta segunda, terminamos o primeiro ciclo desse Clube de Leitura, com o livro Vermelho Amargo.


Tentem passar para o Caderno de Memórias os registros feitos no Clube. Escrevam mais, se quiserem. E levem o Caderno, ok? 

Teremos a presença de nosso convidado, o psicanalista José Inácio Parente, que além de psicanalista, vem desenvolvendo um amplo trabalho sobre Memória. Vejam abaixo. Até segunda!


 José Inacio Parente 

A construção de um olhar muito particular e sensível tem caracterizado o trabalho de José Inacio Parente, na área do registro e da memória da cidade e do Estado do Rio de Janeiro. Desde a realização em 1987 do filme Rio de Memórias sobre a história do Rio e da fotografia, José Inacio vem se destacando como pesquisador e produtor cultural, tendo publicado 7 livros de sua autoria e colaborado com fotografia e texto em outros 13 livros. Foi curador de 6 exposições e realizou 8 exposições individuais de fotografias sobre o Rio de Janeiro, além de inúmeras palestras e seminários. Como um viajante que descobre a cidade em que escolheu viver, documentou tanto a capital quanto o interior do estado, constituindo um rico acervo de mais de 18.000 imagens registrando  71 dos 92 municípios, fotografias e informações, que nos oferece em seus guias, o Guia Amoroso do Rio e o Guia do Estado do Rio, publicados pela Interior Produções, manuais indispensáveis para quem quer conhecer o Rio de Janeiro em seus detalhes, recantos e experiências culturais. Na área do registro do patrimônio imaterial pesquisa a cultura popular tendo um acervo de mais de 7.000 imagens sobre mais de 60 grupos de Folias de Reis e Festas do Divino. Com essa mesma paixão sobre o Rio de Janeiro, realizou 7 filmes com os quais ganhou 3 festivais internacionais e 18 prêmios em festivais nacionais. Participou de eventos e palestras no exterior, exibindo o filme Rio de Memórias no Natural History Museum de Londres, na Maison de l’Amérique Latine em Paris, em Portugal, na Argentina e nos EUA. Nesta área, é coordenador há 15 anos da Mostra do Filme Etnográfico, festival internacional que anualmente se realiza no Rio desde 1993. Tem documentado as fazendas do Vale do Paraíba sobre as quais realizou uma exposição em Portugal e com suas fotografias colaborou em diversos livros. Esta organizando, com aquisições e doações, uma coleção particular de cerca de 4.000 fotografias antigas de famílias brasileiras, datadas de 1850 a 1950, com as quais realizou uma exposição em Brasília.
Criou com Patrícia Monte-Mór em 1987, a Interior Produções, produtora cultural e editora, com diversos segmentos na área da cultura do Rio, através da qual realizou, entre outros eventos, uma grande exposição sobre fotografia do Rio de Janeiro, no CCBB, Rio de Janeiro, retratos da cidade, depois transformada em um livro, já esgotado, reunindo os principais nomes da fotografia da cidade, incluindo acervos raros de instituições e de particulares.
José Inacio Parente, é casado e pai de 3 filhos, psicanalista e atende clientes em seu consultório desde 1975.
Por todo esse trabalho mereceu o título de Cidadão Carioca, oferecido pela Câmara dos Vereadores, em 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário